Piauí já teve mais de 400 ocorrências de incêndios florestais em 2024


De janeiro a setembro de 2024,  442 ocorrências  de  incêndios florestais  foram registradas no Piauí . Somente em agosto e setembro deste ano, foram 284 ocorrências  dessa natureza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) combateu queimadas em Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras, Itainópolis, Nazária, Santana do Piauí, São João do Piauí, Pedro Laurentino, Uruçuí, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira e Santa Cruz do Piauí.  

Segundo o CBMEPI, as queimadas ficam mais frequentes no período mais quente do ano, conhecido na região Nordeste como BRO-BRÓ, que chega a registrar temperaturas de até 40°C. Com a chegada das altas temperaturas, a umidade tende a diminuir, tornando as vegetações mais secas e, consequentemente, mais suscetíveis ao fogo.

As regiões com maiores temperaturas e menores taxas de umidade relativa do ar são mapeadas com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, além da Defesa Civil. Devido à maior incidência de incêndios florestais nesse período, o Corpo de Bombeiros foi reforçado nas missões de combate ao fogo em grande parte do Estado.

"O Corpo de Bombeiros vem atuando nesse período mais crítico do ano, fazendo o atendimento das ocorrências de incêndio com suas equipes escaladas de maneira ordinária, ou seja, as equipes comumente de plantão, além das equipes de pronto emprego, que são escaladas pelo comando operacional e atua principalmente em ocorrências de incêndio que ocorrem nos municípios mais distantes das unidades fixas do CBMEPI" , esclareceu o comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, coronel Egídio Leite.

"A integração entre Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, IBAMA e Polícia Militar, no enfrentamento de ocorrências mais específicas, também faz toda a diferença em nosso plano de ação. O apoio das brigadas municipais também tem papel significativo nesse enfrentamento" , finalizou o comandante operacional.

Com informações do SSP-PI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem