Nova carteira de Identidade Nacional é gratuita no Piauí: saiba como emitir.

O Piauí possui mais de 120 postos de atendimento do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP) espalhados em todo estado para a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A primeira via é totalmente gratuita.

O estado se destaca como líder nacional na emissão do novo documento, que além de garantir mais segurança, facilita o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e privados. 

A Nova CIN utiliza o CPF como identificador único, o que elimina inconsistências em bases de dados e proporciona mais agilidade em diversos serviços, como abertura de contas bancárias, acesso a benefícios sociais e viagens. O documento conta com um design moderno e tecnologias avançadas de segurança, que dificultam fraudes e garantem a autenticidade das informações. Além da versão física, os piauienses podem acessar a versão digital da CIN por meio do aplicativo gov.br, ampliando ainda mais a praticidade no dia a dia.

Quem tem direito à gratuidade e como emitir a Nova CIN

A primeira via da Nova CIN é totalmente gratuita para todos os cidadãos que ainda não possuem o documento, assim como para quem precisa substituir o antigo RG pelo novo modelo. Este benefício visa garantir a inclusão social, facilitar o acesso aos serviços e promover a modernização do atendimento público no estado.

Para solicitar a primeira via gratuita da Nova identidade, o cidadão deve comparecer a uma das unidades de atendimento do Instituto de Identificação portando os documentos: Certidão de nascimento ou casamento, atualizada e com selo de verificação, CPF e o Comprovante de residência.

Pode conter documentos opcionais como: NIT/PIS/PASEP, CNH, Título eleitor, Tipo Sanguíneo, Carteira Profissional, Certificado de Reservista (se homem), Cartão do SUS. Para pessoa com deficiência pode conter o Laudo Médico,

A Nova CIN representa um avanço significativo na identificação e cidadania digital dos piauienses. Além de ser um documento com validade nacional, ela oferece diversos benefícios:

Identificador único: O CPF como principal identificador facilita a integração e o cruzamento de dados em diversos serviços, tornando o processo mais rápido e sem erros.

Versão digital e física: Além da versão física, a Nova CIN está disponível na versão digital, acessível através do aplicativo gov.br, permitindo que o cidadão tenha seu documento sempre à mão, no celular.

Aceitação no Mercosul: A  CIN é válida nos países do Mercosul, permitindo maior facilidade para viagens internacionais, embora não substitua o passaporte.

Atualmente, o Piauí é o estado que mais emite a Nova Carteira de Identidade no país, com 28% da população já documentada. O estado já ultrapassou a marca de 950 mil cidadãos com a nova identidade, e a meta é que, até 2026, todos os piauienses tenham em mãos a nova carteira de identidade.

Com Informações da SSP-PI.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem