Câmeras de reconhecimento facial com alcance de 3km vão rastrear atitudes suspeitas


Começaram a ser instaladas em Teresina as câmeras de monitoramento operadas com Inteligência Artificial que farão o monitoramento em tempo real das vias públicas. Os equipamentos serão controlados pelos centros de comando operacionais da Secretaria de Segurança (SSP-PI) e utilizam alta tecnologia para identificar inclusive alvos em movimento. Com um superzoom de 42 vezes, as câmeras poderão identificar os transeuntes e, se for alguém procurado, fazer o acompanhamento por até 3 Km.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, deu detalhes de como funcionará o sistema, batizado de SPIA (Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial). Ele constará de pelo menos quatro tipos de câmeras espalhadas pelas ruas de Teresina: câmeras speed dome giratórias; câmeras de leitura facial e leitura de placas de veículos; câmeras panorâmicas em 180 graus; câmeras noturnas com infravermelho e câmeras de speed dome com superzoom de 42 vezes e acompanhamento de alvos em movimento por até 3 Km.

Segundo Chico Lucas, esta última vai permitir a identificação de atitudes suspeitas e, por meio do zoom, manterá o alvo sob monitoramento mesmo que ele saia do lugar e mesmo que haja várias pessoas ao redor. Através desse rastreio, as forças de segurança serão acionadas para interceptar o indivíduo. Ao todo, serão 629 postos com 1.200 câmeras instaladas nas principiais vias públicas de Teresina e Parnaíba.

“Estas câmeras vão ser integradas com todas as outras do Estado, tanto as dos estabelecimentos educacionais, quanto dos estabelecimentos de saúde, e também câmeras particulares. Os dados serão processados no supercomputador que vai ficar na Etipi (Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí). Elas vão permitir a leitura de placas, reconhecimento facial e análise de comportamento para trazer mais segurança”, explicou Chico Lucas.

A Secretaria de Segurança também vai auxiliar os municípios piauienses, fornecendo dados para as Prefeituras que solicitarem.

Com Informações do odia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem