Mais de 600 kg de drogas foram apreendidos neste sábado (26) no município de Picos, no Sul do Piauí. A carga, sendo 419 kg de cocaína e 227 kg de vadia, estava escondida em um compartimento escondido de um caminhão que saiu de Santarém (PA) com destino a Natal (RN). A apreensão foi o resultado de uma operação integrada das forças de segurança pública.
A ação conta com a participação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Núcleo de Operações com Cães (NOC), vinculada à Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Piauí (PC-PI) e a Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DHFT).
A identificação do compartimento oculto foi possível com a ajuda do cão farejador Titan. Segundo a investigadora oficial Layara Araújo, condutora e responsável pelo animal, o cão reagiu ao odor específico da droga durante a inspeção. "Os agentes pediram o apoio da Titan para acessar os locais que somente o cão conseguiria sentir o odor. Assim que chegamos, ele já ficou eufórico e marcou um lugar específico. Passei ele em outros locais, mas ele sempre voltou para o mesmo lugar e fez a marcação de onde poderia estar os entorpecentes".
Mesmo com a indicação do animal, os agentes não conseguem acessar o local imediatamente. Foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros de Picos, que utilizou ferramentas para abrir a estrutura de alumínio do caminhão. Dentro do compartimento, as equipes resgataram os entorpecentes.
O condutor do veículo foi preso em flagrante. A droga será encaminhada à Delegacia Especializada de Picos para os procedimentos legais, incluindo a incineração.
Com informações da SSP