Durante uma operação realizada na última sexta-feira (18), a Secretaria de Fiscalização do Procon e do Ministério Público do Piauí (MPPI) apreendeu 354 botijões de gás de cozinha durante a XIV Operação Gás Legal, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de julho em quatro municípios do sul do estado: Picos, Geminiano, Sussuapara e Jaicós.
A fiscalização teve como objetivo combater a venda clandestina de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), prática considerada ilegal e perigosa para os consumidores. Ao todo, 12 estabelecimentos foram autuados por comercializar o produto sem a devida autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Em um dos casos, no município de Jaicós, os fiscais encontraram um depósito clandestino com 100 botijões armazenados de forma inadequada, o que representava risco à segurança da vizinhança. Os produtos apreendidos foram encaminhados para revendas autorizadas, garantindo o correto manuseio e armazenamento do gás.
A operação foi coordenada pelo Procon/MPPI, com o apoio do Procon Municipal de Picos e da Polícia Militar. Segundo o chefe da Secretaria de Fiscalização, Arimatéa Arêa Leão, o trabalho conjunto é fundamental para proteger a população. “Essa é uma ação que protege a vida das pessoas. Revender GLP sem autorização e sem seguir normas de segurança é uma prática criminosa e extremamente perigosa”, informou Arimatéa.
Além da punição aos estabelecimentos ilegais, a operação também teve caráter educativo, alertando comerciantes e a população sobre a importância de adquirir botijões somente em revendas regularizadas, que seguem normas de segurança e garantem a qualidade do produto.
Com informações do piauihoje