Sexta-feira 13: entenda o significado da data


Amanhã é comemorado na  sexta-feira 13 , um dia que por si só carrega muitos mistérios e superstições . Associada a azares, má sorte e lendas urbanas, essa data desperta curiosidade e medo ao redor do mundo. Mas afinal,  por que a sexta-feira 13 é considerada tão assustadora?

A superstição em torno da sexta-feira 13 remonta a  antigas crenças religiosas e culturais.  A mais forte das teorias datadas do século XIV, quando, no dia 13 de outubro de 1307, o rei da França, Filipe IV, tentou a perseguição e prisão dos Cavaleiros Templários, resultando em torturas e mortes. Esse evento histórico contribuiu para a associação da sexta-feira 13 com azar, reforçando a superstição.


Steve Roud, autor do Guia de Superstições da Grã-Bretanha e Irlanda,  destaca que tanto na sexta-feira quanto o número 13 já eram isoladamente associados ao azar. Sexta-feira, por exemplo, foi considerada um dia de penitência por ter sido o dia da crucificação de Jesus Cristo. Com o tempo, essa crença religiosa evoluiu para uma versão generalizada a realizar tarefas importantes nesse dia.


A união da sexta-feira com o número 13

A combinação desses dois elementos ocorreu em diferentes momentos da história. Em 1881, o Clube dos Treze , fundado em Nova York por William Fowler, reunia-se todo dia 13 para desafiar superstições. Eles sentavam 13 à mesa, quebravam espelhos e passavam por debaixo das escadas, tentando provar que o número 13 não trazia azar. Ironicamente, suas reuniões ajudaram a popularizar a associação do número com infortúnios. 


Em 1907, o corretor de ações Thomas Lawson publicou o livro  Sexta-feira 13 , que conta a história de um corretor que manipula o mercado financeiro usando o medo em torno dos dados. O livro ajudou a solidificar a superstição na cultura popular, preparando o terreno para uma famosa franquia de filmes lançada na década de 1980.


O que significa o número 13?

O número 13, na numerologia, é frequentemente visto como um número de transição e transformação. No entanto, ele é amplamente adicionado ao azar, especialmente nas culturas ocidentais. Uma lenda que surgiu por volta de 1690, por exemplo, dizia que havia 13 pessoas em uma mesa trazia mais sorte, possivelmente inspirada no número de participantes da Última Ceia. Também há a ideia de que 13 seria o número de bruxas em um clã, reforçando o caráter místico e sinistro do número.


Gatos pretos dão azar?

Os gatos pretos estão fortemente associados ao folclore da sexta-feira 13. Em várias culturas, eles são vistos como símbolos de maior sorte, especialmente quando cruzam o caminho de alguém. Contudo, essa crença é infundada e vem de superstições antigas, principalmente ligadas à Idade Média, quando esses felinos estavam associados à bruxaria. Hoje, muitos vêem os gatos pretos como companheiros adoráveis ​​e criaturas místicas. 


Na sexta-feira, 13 , é comum que muitos gatos pretos sejam vítimas de maus-tratos.  Segundo Isabel Moura, uma das fundadoras da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), ONG que acolhe animais em situação de maus-tratos e vulnerabilidade, nesta data as adoções de gatos pretos ficam suspensas no abrigo.


“Quando chega esse dado, todo protetor fica desesperado com medo de acontecer, nesse dia, muito sofrimento aos animais. Até evitamos fazer adoções de gatos pretos, pois tememos que seja alguém mal intencionado. Uma vez presenciei uma senhora 'jogando fora' um gatinho filhote porque as pessoas da casa dela não aceitavam o bichinho porque ela preta. Isso é muito triste”, lamenta.


Com Informações do: portalodia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem