Ondas de calor: Piauí pode ter aumento de até 5°C nas temperaturas em agosto e setembro


Julho entrou oficialmente em sua segunda quinzena. Embora o mês não fala parte do B-R-O-Bró, o período mais quente do ano no Piauí, já é considerada uma época de preparação para as altas temperaturas que assolam o Estado nos últimos meses do ano. Mas o que está ruim pode ficar ainda pior se as previsões da Defesa Civil do Piauí se concretizarem. O Piauí deve registrar ondas de calor em meados de agosto e setembro.

As ondas de calor são momentos prolongados de temperaturas anormalmente altas, muito acima da média para uma determinada região e época do ano. Ela pode durar de dias a semanas e costuma vir acompanhada de tempo seco e pouco vento. O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, diz que há indicadores de probabilidade de ondas de calor em pleno B-R-O-Bró de 2025, mas que sempre há esperança de que as previsões não se consumem.

“A categorização clássica da onda de calor significa incremento de temperatura superior a 5°C e isso traz prejuízos grandes para a saúde, se refletindo no aumento no número de pessoas dando entrada nos serviços hospitalares com síndromes respiratórias ou insolação. Apesar das temperaturas elevadas no Piauí, isso não é comum aqui”, alerta o climatologista.

Se as ondas de calor previstas para agosto e setembro se confirmarem, não serão as primeiras que o Piauí deve registrar. Durante o B-R-O-Bró de 2023, o Estado teve pelo menos três episódios de aumento significativo da temperatura que duraram de três dias a até uma semana. A sensação térmica em algumas regiões do Estado, em especial em Teresina, ultrapassou os 40 °C.

Pelo histórico do Piauí e as probabilidades construídas com base nos mapas dos órgãos responsáveis, a Defesa Civil do Piauí alerta os piauienses, sobretudo os teresinenses, para os cuidados que se deve tomar no período. É recomendado evitar queimadas, aumentar a hidratação corporal, usar sempre protetor solar para a pele e evitar sobrecarga física nos momentos mais quentes do dia.

Possibilidade de chuva em meio ao calor

Se de um lado, as previsões apontam para riscos de ondas de calor no Piauí, de outro elas também mostram possibilidade de chuva no B-R-O-Bró. Em 2025, o Piauí viveu uma situação atípica quanto ao período chuvoso, que se caracterizou pelo retardo, a diminuição e a irregularidade das precipitações. No momento, o Estado vive a consequência do calor, da baixa umidade, do aumento das radiações solares e o efeito das chuvas reduzidas. Mas estas variáveis, quando combinadas em pleno B-R-O-Bró, podem trazer chuva.

É o que explica o climatologista Werton Costa. “O que ancora o trabalho da Defesa Civil é o trabalho dos meteorologistas e dos gestores de risco. Quando a gente junta esses dados, temos que nos orientam para a ação. E estes modelos já colocam que a gente vai ter chuva no B-R-O-Bró. Claro que trabalhamos com uma previsão pé no chão, sabemos que tem uma probabilidade, mas que devemos nos preparar para o enfrentamento”, diz.

Com informações do odia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem